SPtrans Estudante – Bilhete único, como funciona
O SPtrans é o sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo na qual movimenta milhões de passageiros por dia útil.
SPtrans Estudante
Através do bilhete único o estudante pode utilizar o transporte no ônibus, micro-ônibus, nos trens do Metrô e da CPTM, e nos terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes, pagando somente 50% do valor da tarifa.
Os estudante que irão utilizar o Bilhete único escolar precisam fazer a solicitação do benefício no site da SPTrans (http://estudante.sptrans.com.br/).
Os estudantes que são cadastradas tem a ferramenta online que permite verificar diversas informações como o status de sua solicitação. Na página também é possível saber se o boleto já foi pago e o tipo de cota.
Através deste benefício somente com o número do seu RG ou CPF é possível acompanhar a situação.
Como conseguir bilhete único
Para ter o bilhete de passe livre, é preciso pagar o boleto com a taxa anual de validação do Bilhete Único de Estudante e ter o cartão em mãos, já para os alunos do ensino superior basta preencher um formulário de auto declaração de renda, disponível no site da SPTrans.
Cadastro
O cadastro pode ser feito na página da SPTrans, acesse:
https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action
Regras para o passe livre
Conforme regulamentação é preciso ter uma limitação de renda familiar per capita que vale como a auto declaração do estudante, feita no portal SPTrans.
Já para os alunos que usam o ônibus cinco dias por semana, é possível ter uma cota diária de oito embarques de ônibus em 24 horas. Diante disso é possível fazer o trajeto usando mais de um ônibus, desde que não ultrapasse 192 no mês inteiro.
Diante disso, as cotas são definidas conforme o dia de aulas para o aluno e não são cumulativas, caso não seja utilizada fica acumulado para o outro mês.
Direito a cotas gratuitas
Estudantes que cursem o ensino fundamental e médio nas redes públicas de ensino municipal, estadual ou federal.
Estudantes que cursem o ensino superior das redes públicas estaduais ou federal, que possuam renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimo nacional.
Alunos que cursem o ensino superior em estabelecimentos privados desde que sejam:
- Bolsistas do programa Prouni – Programa Universidade para Todos;
- Financiados pelo Fies – Programa de Financiamento Estudantil;
- Integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família), que possuam renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimo nacional.
- Abrangidos por programas governamentais de cotas sociais, que possuam renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimo nacional.
Os estudantes que se encaixam devem enviar os dados da matrícula para a SPTrans.
Cotas gratuitas
Para quem estuda o mês todo será creditado 24 cotas diárias no seu cartão, dando o direito a utilizar até oito ônibus, livremente, durante todo o dia.
O cartão do bilhete único gratuito deve ser utilizado somente pelos estudantes, portanto, o uso exclusivo é de seu titular. Caso acabar as costas, serão cobrados os valores normais do transporte público.
Boa noite .
Fiz o bilhete do meu filho . O bilhete escolar . Não é o passar livre.
Hoje fiz a primeira recarga pra ele. Ao carregar informei a atende que sabia como funcionava, qual o valor que eu deveria colocar. Ela me informou que entre 1,00 e 96,00 reais, pedi a ela que colocar 30,00 . Mais como hoje já é dia 29,00 .
Gostaria de saber se ele perde esse valor ou se esse saldo fica pro mês seguinte . Pois ela não soube informar . É eu não acho justo ele perder o restante do valor por falta de informação da atendente da cabine de vocês. Peço a gentileza de me darem um retorno por favor .